Resenha: Trilogia Man with no name ou Dollars Trillogy


.

Não sou a maior fã de faroeste, digo desde já. Mas, a trilogia desse personagem, interpretado por Clint Eastwood merece destaque. Os três filmes não tem uma ligação histórica. A única coisa que os liga é o personagem sem nome. Com excelentes notas no IMDB, roteiros envolventes, direção do Sergio Leoni, atuações maravilhosas, algumas risadas e um Clint Eastwood tremendamente sexy, eu recomendo os três filmes mas...o terceiro é o melhor de todos.

Segundo a Wikipédia o gênero na realidade é: epic spaghetti western. Muito melhor do que um simples faroeste não?

1. Por um punhado de dólares (A Fistful of dollars) 1964



Um pistoleiro desconhecido chega em uma cidade mexicana, próximo a fronteira dos Estados Unidos. A cidade se encontra dividida entre duas famílias os Baxters, contrabandistas de armas e os Rojos, contrabandistas de bebidas. Nosso homem sem nome resolve se aproveitar dessa rivalidade para lucrar e de quebra ajudar uma moça que é forçada a ser amante do líder dos Rojos. O jeito como ele manipula as duas gangues chega a ser cômico de tão inteligente.


2. Por uns dólares a mais (For a few dolllars more) 1965

                                        

Nesse filme, o pistoleiro sem nome é um caçador de recompensas e está atrás do famoso bandido El Indio (Nunca ouviu falar?! Em que mundo você vive?)  que também está sendo perseguido pelo Coronel Douglas Mortimer, outro caçador de recompensas. Sem conseguir capturar o índio e muito menos escapar um do outro, eles decidem que o melhor mesmo é se unir ao grupo do índio.




Algo a dizer sobre os filmes, eles vão evoluindo. Assistir na ordem é bom por isso. Tantos os atores, como a trilha sonora e as cenas cada vez mais épicas vão melhorando, consagrando nesse excelente terceiro filme. Excelente mesmo. Que é...

3. O bom, o mal e o feio (The Good, the Bad and the Ugly) - 1966




Quase consigo ouvir a música ao falar desse filme. Na realidade o título em português ficou Três homens em conflito, mas ele tira boa parte da graça do filme. Vou fazer o menor resumo possível porque para mim é muito difícil contar a história e não colocar muitos spoilers. O filme é sobre três pistoleiros em busca de uma fortuna  em ouro que ficou escondida com o caos da Guerra Civil Americana. O engraçado é que Tuco (The Ugly) sabe o local onde o tesouro se localiza, Blondie (The Good) sabe como reconhece-lo, mas não sabe onde ele está e Angel Eyes (The Bad) não sabe nada, apenas segue os outros dois para matá-los e pegar o tesouro.


Ah, não posso deixar de colocar aqui essa cena maravilhosa também.


Como são filmes muito bons, mas que infelizmente vem sido esquecidos, me senti na obrigação de fazer essa mini resenha.

2 Responses to “Resenha: Trilogia Man with no name ou Dollars Trillogy”

  1. Essa trilogia é realmente FANTÁSTICA! Clint Eastwood é um ator e direto maravilhoso!
    Essa trilogia já é um clássico. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  2. Nao conhecia esta trilogia, fiquei interessada!!
    Beijos e boa semana!

Your Reply